Eventos e atividades

17 e 18 de janeiro de 2018: gravação da segunda temporada do programa de rádio LetrasPretas, nos estúdios da Rádio Uerj. Apresentam o programa Larissa França, Verônica Silva, Amanda Lourenço, Cinthia Martiniano e Henrique Marques Samyn.

12 de dezembro de 2018: o LetrasPretas participou da mesa “Criação e crítica na universidade”, no evento “Edição comentada: estudos sobre o livro”, realizado na UERJ e promovido pelo Laboratório de Publicações Lima Barreto. O grupo foi representado pela coordenadora Amanda Lourenço.

13 de novembro de 2018: o LetrasPretas, representado por Verônica Silva, recebeu o Prêmio Fernando Sgarbi Lima na 17ª Semana de Graduação da UERJ.

26 a 29 de novembro de 2018: convidadas a participar do IX Sapuerj (Seminário dos alunos da pós-graduação em Letras da Uerj), as integrantes do LetrasPretas apresentaram um pôster e ministraram a oficina “As relações de gênero e raça nos espaços de poder”.

23 de novembro de 2018: celebração do Dia da Consciência Negra no Colégio Estadual João Cardoso, em Nilópolis. Conversamos com as alunas e os alunos sobre consciência racial e realizamos uma oficina de Abayomí.

5 a 7 de novembro de 2018: “Semana da Consciência Negra”, realizada no Instituto de Letras da UERJ. Ao longo dos três dias, tivemos o minicurso “As mulheres Panteras Negras”, ministrado por Henrique Marques Samyn, coordenador do projeto LetrasPretas; uma oficina de Abayomí oferecida pela graduanda Pamela Kimani; a oficina de estética negra “Cabelos, turbantes & afins”, ministrada por Raphaella Souza, integrante do LetrasPretas, com presença da trancista Gabriela Barboza; a roda de conversa “Beyoncé + Feminismo Negro”, ministrada pela integrante do LetrasPretas  Cinthia Martiniano; a mesa “Práticas antirracistas na educação”, com a presença das professoras Carolline Sotero e Mariane Travassos; e a roda de conversa: “Sobrevivendo ao racismo na escola e na universidade”, conduzida pelas integrantes do LetrasPretas Amanda Lourenço e Jacqueline Oliveira.

8 de outubro de 2018: “Oficina Literária LetrasPretas: escrever a raça e o gênero”: conduzido pelas alunas do LetrasPretas, a oficina ofereceu uma oportunidade para a produção de textos que abordaram temas associados à raça e ao gênero, tomando como inspiração escritos e reflexões de mulheres negras. As participantes foram incentivadas a trabalhar a partir dos conceitos de “escrevivência”, de Conceição Evaristo, e de “lugar de fala”, como definido por Djamila Ribeiro.

22 a 24 de maio de 2018: “Encontro LetrasPretas & Acolhimento de Calouras e Calouros”, no Instituto de Letras da UERJ. O evento inclui debates sobre curtas e vídeos; uma atividade de acolhimento às calouras e aos calouros; e rodas de conversa sobre racismo, inclusão, pertencimento e saúde mental.

10 de maio de 2018: Roda de conversa “Literatura Preta e sociedade”, promovida pelo Diretório Acadêmico Lima Barreto, na UERJ. Representando o LetrasPretas,  Larissa França, Verônica Silva e Amanda Lourenço.

4 de abril de 2018: Gravação do programa de rádio Conteúdo Concreto, da Rádio UERJ, sobre a representatividade de mulheres negras na literatura. Representando o LetrasPretas,  Amanda Lourenço, Verônica Silva e Henrique Marques Samyn.

4 de abril de 2018: Evento “Marielle Franco: do luto à luta”, na Faculdade de Direito da UERJ.

22 de março de 2018: Evento “De luto mas em luta: Marielle presente!”, no Instituto de Letras da UERJ.

18 de março de 2018: Participação no Sarau das Mulheres, promovido pelo Coletivo de Combate às Opressões do Sepe Niterói. O evento, que ocorreu no Colégio Estadual Paulo Assis Ribeiro, em Pendotiba, contou com uma homenagem a Marielle Franco. Representando o LetrasPretas, Verônica Silva.

15 de março de 2018: Gravação para o podcast SaladaCult sobre os Panteras Negras, a militância na periferia e no espaço acadêmico. Representando o LetrasPretas, Larissa França e Henrique Marques Samyn.

25 de novembro de 2017: Participação no Sarau Raízes, realizado no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em parceria com o Sepe Niterói. Representando o LetrasPretas, Verônica Silva e Henrique Marques Samyn.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: