Eventos e atividades

28 de junho de 2021: Live “LetrasPretas convida”, com participação das fundadoras da marca Xerun, Larissa França (coordenadora do projeto LetrasPretas) e Rayssa França.

28 de maio de 2021: Webinário “Uma introdução ao conceito de escrevivência”, ministrado pelo coordenador do projeto LetrasPretas, Henrique Marques Samyn.

28 de junho de 2021: Live “LetrasPretas convida”, com participação da escritora Clarice Fortunato. A atividade foi conduzida pela integrante Victoria Almeida.

30 de abril de 2021: Live “LetrasPretas convida”, com participação da escritora Elizandra Souza. A atividade foi conduzida pela coordenadora Amanda Lourenço.

5 de fevereiro de 2021: Roda de conversa com o projeto Alicerce CDD sobre o tema “Cabelo crespo”. O projeto LetrasPretas foi representado pelas integrantes Patrícia Macedo, Caroline Marins e Amanda Lourenço.

23 de novembro de 2020: Live “A escrevivência de Conceição Evaristo”, com participação do coordenador do projeto LetrasPretas, Henrique Marques Samyn; atividade da FLIN – Feira da Literatura Negra, promovida pela editora Malê.

20 de novembro de 2020:  Lançamento do livro de poemas Levante, do coordenador do projeto LetrasPretas  Henrique Marques Samyn, com participação das integrantes Amanda Lourenço e Camila Souza.

levante1

17 de novembro de 2020:  Debate “O racismo na Galícia”, com participação do LetrasPretas, representado pelos coordenadores Henrique Marques Samyn e Amanda Lourenço. O evento foi promovido pelo Programa de Estudos Galedos (Proeg-Uerj) e contou com a participação dos grupos galegos SOS Racismo e Afrogalegas.

24 de setembro de 2020:  Live “LetrasPretas convida Cidinha da Silva”, conduzida pela bolsista Ryone Rosa.

27 de agosto de 2020:  Realização do webinário “A escrita feminina negra em O crime do Cais do Valongo”, ministrado pela professora e pesquisadora Danielle Leal, a convite do projeto LetrasPretas.

Dani1

25 de junho e 23 de julho de 2020:  Ministrado pelo coordenador do projeto  LetrasPretas, Henrique Marques Samyn, a princípio para discentes da UERJ,  o webinário “Poéticas Panteras Negras” teve uma segunda turma, voltada para o público em geral, devido à alta procura.

12 de junho de 2020:  Live “LetrasPretas convida”, com a professora e escritora Simone Ricco, conduzida pela coordenadora Larissa França.

10 de junho de 2020:  Henrique Marques Samyn e Amanda Lourenço, coordenadores do projeto LetrasPretas, representaram o projeto no bate-papo “Vidas negras, quem se importa?”, realizada pela ONG SerCidadão.

vidasnegras

30 de maio de 2020:  Amanda Lourenço, coordenadora do projeto LetrasPretas, representou o grupo na live  “Covid19 e o povo preto”, realizada pelo projeto @Algomuitomelhor.

3 de março de 2020: O coordenador do projeto LetrasPretas, Henrique Marques Samyn, ministrou na UNESP (Campus São José do Rio Preto) a palestra “Afetividade e ancestralidade na obra de Conceição Evaristo”.

26 de janeiro de 2020: As integrantes do LetrasPretas Amanda Lourenço, Larissa França e Rapha Souza ministraram palestra no evento de formatura do curso de trancistas do SESC-Rio.

trancistas SESC

5 de dezembro de 2019: o coordenador do projeto LetrasPretas, Henrique Marques Samyn, ministrou na UFRRJ a aula-palestra ““Poder para o povo: a trajetória do Partido Pantera Negra”, a convite do PET Conexões Baixada).

27 de novembro de 2019:  Pelo segundo ano consecutivo, o LetrasPretas recebeu o Prêmio Fernando Sgarbi Lima, na categoria Proiniciar. A premiação ocorreu na na UERJ sem Muros, em que o projeto foi representado pela pesquisadora Mariana Oliveira; também estiveram presentes os coordenadores Henrique Marques Samyn e Verônica Silva, que recebeu o prêmio em 2018.

photo_2019-11-27_21-46-19

26 de novembro de 2019: o LetrasPretas participou do primeiro encontro de estudantes de pós-graduação da UERJ, intitulado “Educação em Disputa”. As integrantes Amanda Lourenço e Camila Souza participaram do grupo de trabalho “Mulheres negras: trajetórias e resistência”, apresentando o trabalho “Por novas leituras descolonizadas: a força da literatura negro-brasileira de autoria feminina”.

evento_apg

5 de novembro de 2019: a convite da Rádio UERJ, integrantes do LetrasPretas gravaram um spot sobre o mês da Consciência Negra, veiculado na programação da rádio durante todo o mês de novembro. O texto do spot foi escrito pelo coordenador do projeto, Henrique Marques Samyn; participaram da gravação as pesquisadoras Patrícia Scarlett, Ryone Rosa e Mariana Oliveira.

30 de outubro de 2019: Promovido em parceria pelo LetrasPretas e pelo LabMeRE,  o evento Diálogos em pretuguês: vozes de intelectuais negras reuniu pesquisadoras, pensadoras e escritoras que compartilharam suas trajetórias e reflexões acerca de produções intelectuais e culturais de mulheres negras e da construção de prática pedagógicas antirracistas. Participaram das mesas Amanda Lourenço e Camila Souza, pesquisadoras do LetrasPretas; as pesquisadoras e professoras Katia Costa-Santos, Marê Travassos, Vanessa Ribeiro, Simone Ricco, Erica Bispo e Claudia Fabiana. O evento foi encerrado com uma conversa entre as escritoras negras Miriam Alves, Eliana Alves Cruz, Lia Vieira e Selma Maria da Silva.

26 de setembro de 2019: as alunas bolsistas do LetrasPretas representaram o grupo na 29ª edição da Uerj sem Muros — evento que mobiliza toda a Universidade para apresentar à sociedade a sua produção acadêmica, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura. Os pôsteres do LetrasPretas foram apresentados por Maria Verônica da Silva (bolsista de Estágio Interno Complementar e aluna coordenadora do projeto), Larissa França (bolsista de Extensão e aluna coordenadora do projeto), Cinthia Martiniano (bolsista de Iniciação à Docência) e Mariana Oliveira (bolsista Proiniciar).

16 de setembro de 2019: em parceria com o projeto Mulheres Negras & Escrita, o LetrasPretas recebeu na Uerj a pesquisadora Lesley Feracho, professora associada da Universidade da Geórgia, que apresentou a palestra “Desafiando a realidade: experimentação, afirmação e protesto na ficção científica contemporânea de escritoras negras nas Américas”.

10 de setembro de 2019: integrantes do LetrasPretas ministraram o minicurso “Literatura negrobrasileira de autoria feminina: diálogos de resistência” na Semana Acadêmica de Letras 2019, na UERJ de São Gonçalo. O minicurso foi conduzido pelas coordenadoras Verônica Silva e Amanda Lourenço; pela bolsista Cinthia Martiniano; e pelas pesquisadoras Camila Souza e Mahara Santos.

9 de setembro de 2019: montagem do mural LetrasPretas em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus.

28 de agosto de 2019: realizamos uma Roda de Leitura LetrasPretas sobre o conto “Maria”, de Conceição Evaristo, publicado em Olhos d’Água. No mesmo dia, o coordenador do projeto, Henrique Marques Samyn, ministrou o minicurso “Afetividade e erotismo em Terra Negra, de Cristiane Sobral”.

5 de julho de 2019: gravação da terceira temporada do programa de rádio LetrasPretas.

2 de julho de 2019: o LetrasPretas recebeu na Uerj a escritora Eliana Alves Cruz, em evento promovido em parceria com o Centro de Estudos Interculturais. O evento foi mediado por Henrique Marques Samyn, coordenador do LetrasPretas, e por Maria Aparecida Salgueiro, coordenadora do Centro de Estudos Interculturais do Escritório Modelo de Tradução.

65854704_10156730798179317_1152948086159441920_n

27 de junho de 2019: montagem do mural LetrasPretas em homenagem à escritora Eliana Alves Cruz.

24 de junho de 2019: realizamos a primeira Roda de Leitura LetrasPretas de 2019. Na atividade, lemos o conto “Tempos escolares”, publicado no livro Leite do Peito, da premiada escritora brasileira Geni Guimarães.

25 de abril de 2019: o LetrasPretas recebeu na Uerj o jornalista Tom Farias, para uma conversa sobre sua biografia de Carolina Maria de Jesus. O evento foi promovido em parceria com o Centro de Estudos Interculturais e mediado por Henrique Marques Samyn, coordenador do LetrasPretas, e por Maria Aparecida Salgueiro, coordenadora do Centro de Estudos Interculturais do Escritório Modelo de Tradução.

15 de abril de 2019: recebemos a escritora Lubi Prates para a primeira das atividades da série LetrasPretas convida. Com mediação de Amanda Lourenço e Henrique Marques Samyn, Lubi conversou com o público sobre seu livro um corpo negro.

14 de abril de 2019: em resposta à destruição do mural criado em homenagem a Marielle Franco, o LetrasPretas colou, por todo o bloco F do 11º andar da Uerj, cartazes com imagens de Marielle Franco e textos denunciando o genocídio do povo negro.

28 de março de 2019: o LetrasPretas recebeu na Uerj a escritora Cidinha da Silva, em evento promovido em parceria com o Centro de Estudos Interculturais. O evento foi mediado por Henrique Marques Samyn, coordenador do LetrasPretas, e por Maria Aparecida Salgueiro, coordenadora do Centro de Estudos Interculturais do Escritório Modelo de Tradução.

18 de março: na atividade de abertura da “Semana de intervenção contra o racismo”, organizada por alunas negras e alunos negros da UERJ em resposta a um ato racista praticado por uma aluna vinculada à universidade durante o carnaval, o coordenador do LetrasPretas, Henrique Marques Samyn, ministrou a aula pública “O blackface como desumanização dxs negrxs”.  Mariana Oliveira, integrante do LetrasPretas, também participou da semana, mediando uma roda de conversa sobre estereótipos racistas.

14 de março de 2019: o LetrasPretas compôs um mural em homenagem à trajetória de luta e resistência de Marielle Franco, covardemente executada. O ato contou com o apoio do coletivo Resistência LGBT+ ILE, do Feminicidade e do Coletivo Piracema.

13 de março de 2019: o LetrasPretas realizou uma atividade de acolhimento voltada às calouras e aos calouros de 2019.1, para uma conversa sobre as experiências de alunas e alunos negros e cotistas na universidade.

17 e 18 de janeiro de 2019: gravação da segunda temporada do programa de rádio LetrasPretas, nos estúdios da Rádio Uerj. Apresentam o programa Larissa França, Verônica Silva, Amanda Lourenço, Cinthia Martiniano e Henrique Marques Samyn.

13 de novembro de 2018: o LetrasPretas, representado por Verônica Silva, recebeu o Prêmio Fernando Sgarbi Lima na 17ª Semana de Graduação da UERJ.

12 de dezembro de 2018: o LetrasPretas participou da mesa “Criação e crítica na universidade”, no evento “Edição comentada: estudos sobre o livro”, realizado na UERJ e promovido pelo Laboratório de Publicações Lima Barreto. O grupo foi representado pela coordenadora Amanda Lourenço.

26 a 29 de novembro de 2018: convidadas a participar do IX Sapuerj (Seminário dos alunos da pós-graduação em Letras da Uerj), as integrantes do LetrasPretas apresentaram um pôster e ministraram a oficina “As relações de gênero e raça nos espaços de poder”.

23 de novembro de 2018: celebração do Dia da Consciência Negra no Colégio Estadual João Cardoso, em Nilópolis. Conversamos com as alunas e os alunos sobre consciência racial e realizamos uma oficina de Abayomí.

5 a 7 de novembro de 2018: “Semana da Consciência Negra”, realizada no Instituto de Letras da UERJ. Ao longo dos três dias, tivemos o minicurso “As mulheres Panteras Negras”, ministrado por Henrique Marques Samyn, coordenador do projeto LetrasPretas; uma oficina de Abayomí oferecida pela graduanda Pamela Kimani; a oficina de estética negra “Cabelos, turbantes & afins”, ministrada por Raphaella Souza, integrante do LetrasPretas, com presença da trancista Gabriela Barboza; a roda de conversa “Beyoncé + Feminismo Negro”, ministrada pela integrante do LetrasPretas  Cinthia Martiniano; a mesa “Práticas antirracistas na educação”, com a presença das professoras Carolline Sotero e Mariane Travassos; e a roda de conversa: “Sobrevivendo ao racismo na escola e na universidade”, conduzida pelas integrantes do LetrasPretas Amanda Lourenço e Jacqueline Oliveira.

8 de outubro de 2018: “Oficina Literária LetrasPretas: escrever a raça e o gênero”: conduzido pelas alunas do LetrasPretas, a oficina ofereceu uma oportunidade para a produção de textos que abordaram temas associados à raça e ao gênero, tomando como inspiração escritos e reflexões de mulheres negras. As participantes foram incentivadas a trabalhar a partir dos conceitos de “escrevivência”, de Conceição Evaristo, e de “lugar de fala”, como definido por Djamila Ribeiro.

8 de agosto de 2018: representando o LetrasPretas, Verônica Silva e Raphaella Souza participaram do debate “10 anos da Lei de Cotas nas Universidades Estaduais” no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UERJ.  Também participaram do evento Dani Monteiro, Taliria Petrone e Ivanete Silva.

38739787_1806914826064883_3063138038050717696_n

22 a 24 de maio de 2018: “Encontro LetrasPretas & Acolhimento de Calouras e Calouros”, no Instituto de Letras da UERJ. O evento inclui debates sobre curtas e vídeos; uma atividade de acolhimento às calouras e aos calouros; e rodas de conversa sobre racismo, inclusão, pertencimento e saúde mental.

10 de maio de 2018: Roda de conversa “Literatura Preta e sociedade”, promovida pelo Diretório Acadêmico Lima Barreto, na UERJ. Representando o LetrasPretas,  Larissa França, Verônica Silva e Amanda Lourenço.

4 de abril de 2018: Gravação do programa de rádio Conteúdo Concreto, da Rádio UERJ, sobre a representatividade de mulheres negras na literatura. Representando o LetrasPretas,  Amanda Lourenço, Verônica Silva e Henrique Marques Samyn.

4 de abril de 2018: Evento “Marielle Franco: do luto à luta”, na Faculdade de Direito da UERJ.

22 de março de 2018: Evento “De luto mas em luta: Marielle presente!”, no Instituto de Letras da UERJ.

18 de março de 2018: Participação no Sarau das Mulheres, promovido pelo Coletivo de Combate às Opressões do Sepe Niterói. O evento, que ocorreu no Colégio Estadual Paulo Assis Ribeiro, em Pendotiba, contou com uma homenagem a Marielle Franco. Representando o LetrasPretas, Verônica Silva.

15 de março de 2018: Gravação para o podcast SaladaCult sobre os Panteras Negras, a militância na periferia e no espaço acadêmico. Representando o LetrasPretas, Larissa França e Henrique Marques Samyn.

25 de novembro de 2017: Participação no Sarau Raízes, realizado no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em parceria com o Sepe Niterói. Representando o LetrasPretas, Verônica Silva e Henrique Marques Samyn.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: