I Encontro LetrasPretas

Nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2018 realizamos o primeiro Encontro LetrasPretas, simultaneamente com uma atividade de acolhimento a calouras e calouros, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Temos a convicção de que estes três dias terão uma importância histórica para o corpo estudantil negro do Instituto de Letras da Uerj. O evento trouxe debates sobre curtas e vídeos, uma roda de acolhimento e quatro mesas – atividades nas quais os microfones permaneceram quase todo o tempo nas mãos de alunas e ex-alunas negras que puderam compartilhar suas experiências, apresentar suas trajetórias pessoais e expor as dificuldades que enfrentaram ou ainda enfrentam, enquanto mulheres negras inseridas na universidade. Pudemos conversar sobre racismo, a sensação de não-pertencimento, a saúde mental de alunas e alunos negros e as dificuldades enfrentadas especificamente por essas alunas e alunos quando chegam à pós-graduação. Entre risos e lágrimas, tivemos um evento marcado pela empatia e pela disposição para combater as forças opressoras que continuam a permear o ambiente acadêmico.

Nós, do LetrasPretas, agradecemos ao vasto público que esteve presente durante o evento, com a certeza de que este foi apenas o primeiro de muitos encontros: é preciso que nos aquilombemos para enegrecer cada vez mais a universidade!

 

 

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: