(Sobre) vivências de mulheres negras: apresentação

O texto abaixo é a “Apresentação” do livro (Sobre) vivências de mulheres negras, livro que reúne catorze textos assinados por integrantes e egressas do projeto LetrasPretas – incluindo textos inéditos e versões revisadas de ensaios e relatos originalmente publicados neste blog. Publicado pela editora Devires, o livro é organizado por Henrique Marques Samyn, coordenador do projeto LetrasPretas e professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e Amanda Lourenço, coordenadora do projeto LetrasPretas e doutoranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O livro está à venda no site da editora.

O projeto LetrasPretas surgiu no começo de 2017 – meia década após meu ingresso na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como professor efetivo; posição que, como homem negro nascido em uma região periférica, assumi consciente de minhas responsabilidades políticas. Tendo criado um grupo de estudos acerca de questões de gênero em 2013, aos poucos pude estabelecer contato com alunas negras da UERJ, o que finalmente me possibilitou iniciar formalmente um projeto voltado a discussões que articulassem raça e gênero. O título do projeto, LetrasPretas, pretende soar como um trava-línguas, metaforizando as inúmeras dificuldades enfrentadas por mulheres negras para produzir, publicar e divulgar seus trabalhos em uma sociedade na qual o racismo e o sexismo ainda se fazem presentes como forças opressoras; a junção das palavras é uma estilização que remete ao modo como a união de esforços pode construir as condições necessárias para a superação desses empecilhos.

Aprovado como ação extensionista pela UERJ em 2019, contanto com diversas bolsas desde 2018 e duas vezes laureado com o Prêmio Fernando Sgarbi Lima, o LetrasPretas é um projeto protagonizado por mulheres negras – que nele atuam como coordenadoras e pesquisadoras, estudando e divulgando a produção cultural e intelectual de mulheres negras através dos textos publicados no blog LetrasPretas.com, do programa de rádio e do podcast LetrasPretas (produzido em parceria com a Rádio UERJ) e de eventos realizados em escolas, universidades, projetos sociais e diversas instituições.

Este livro reúne catorze textos assinados por integrantes e ex-integrantes do LetrasPretas, selecionados por mim e por Amanda Lourenço, doutoranda da UERJ e coordenadora do projeto. Alguns textos foram originalmente publicados no blog, e aparecem neste volume em versões revistas e ampliadas; outros foram produzidos especialmente para esta publicação. De minha parte, só posso agradecer a todas as alunas e ex-alunas que participam ou participaram da construção do LetrasPretas as possibilidades de aquilombamento e as inúmeras oportunidades de aprendizado que me foram proporcionadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: